Se você pretende ganhar dinheiro com anúncios no seu blog é importante conhecer a relação entre o Google e os anunciantes. Uma forma de fazer isso é observando como o Google divulga o Adwords que é o serviço que permite aos anunciantes colocarem publicidade nos resultados de pesquisa e nos sites afiliados ao Google Adsense.
Existem seminários apresentados por funcionários do Google Brasil para publicitários e empresários que querem anunciar na Internet. Infelizmente são seminários entediantes apresentados por funcionários do Google Brasil que certamente são talentosos em qualquer outra coisa que não seja apresentar seminários e falar em publico. Mas tudo bem, ninguém é perfeito. Eu mesmo peço desculpas pelo português fraco que apresento a vocês aqui no blog. De qualquer forma se você tiver paciência para assistir o vídeo até o fim terá acesso a números interessantes que comento mais abaixo:
A primeira informação interessante é que 85 % dos internautas fazem pesquisas na Internet regularmente e só no Google, 67.7 bilhões de pesquisas são realizadas por mês. Quase todo mundo que usa a Internet faz buscas. Não ter seu site ou seu blog bem indexado nas buscas é o mesmo que não existir na Internet.
O custo médio que o anunciante tem com cliques pagos no Google Adwords até que um internauta se transforme em um cliente é de R$ 17,00. Vamos supor que o custo do clique seja de 0,25 centavos. O anunciante em média precisa de uns 70 cliques para gerar 1 venda. É um custo pequeno se for comparado com outras mídias. O gráfico apresentado pelo Google mostra que o custo de anúncios gráficos em forma de banners é de R$ 100,00 para cada conversão. Desta forma o Google assume que publicidade gráfica é menos eficiente que os links patrocinados.
O vídeo também mostra que 64% dos consumidores de produtos de informática pesquisam na internet antes de comprar. E 67% dos consumidores que compraram computadores em lojas físicas pesquisaram na internet antes de comprar. Isso mostra que muitas pessoas pesquisam no Google em busca de sites e blogs que falem de produtos de informática mesmo quando não querem comprar pela Internet.
Outro número interessante do vídeo: 37% das pessoas que visualizam publicidade na televisão buscam mais informações sobre elas no Google. Isso mostra que pode ser muito lucrativo prestar atenção nos comerciais da TV para escrever posts no seu blog lucrativo sobre o que eles divulgam.